quinta-feira, 8 de março de 2012

Fase de Criação # 4 - Desafio Publicitário # 3


Estou lançando um desafio atrás do outro porque fui desafiado seguidamente, acho justo lançar os dois. Porque não?
Esse desafio foi um pedido do meu professor para um amigo dele, Rafael Baltresca, que passou por uma tragédia no ano passado, onde sua mãe e irmã foram atropeladas por um motorista que estava alcoolizado. Hoje ele luta pra conseguir reunir um grande numero de pessoas para assinar uma petição que para que a lei seja mais rigorosa com pessoas que bebem e dirigem.

Sinceramente não sabia se é algo que apoiaria, porque eu mesmo adoro uma bebidinha rs, mas com o tempo eu fui concordando com a causa, porque brasileiro só vê o seu lado (comigo nunca vai acontecer, é o que pensamos), é realmente um perigo a bebida e a direção, é só ver os números.
Não querendo me gabar, foi uma das peças mais bacanas que fiz.

A principio pensei em adaptar uma ideia que já tinha ... e essa com certeza não vou ficar sabendo agora, rs, mas a questão é que era boa, só que não tinha me convencido. Até chegar na minha ideia final parecia que estava em um bloqueio criativo foda, e todas as ideias que saia era muito clichê. Foi então que me veio do nada uma peça interativa na cabeça, onde você movia uma palheta de cima a baixo mostrando o quanto quer ver alguém que ama morto, consequentemente aumentando o grau de alcool ingerido, mostrando que mesmo o pouco que bebe pode prejudicar (os números do teor alcoolico não faz sentido porque só um esboço)...

Me apaixonei pela ideia na hora, e foi então que fui mostra-la para meu professor que tinha pedido a peça. Ele sempre foi muito critico com os jobs de todos, então aconteceu o que nunca pensei que iria rolar, ele aprovar uma ideia na hora. Então deu algumas dicas, falou como ela poderia ser usada de diversas formas, e em um momento ele começou a falar de varios lugares que poderia ser aplicado ... e pesquei uma delas ... COPO! ... na hora saiu uma ideia que até agora julgo ser muito boa. (espero eu rs).


É uma ideia de pode ser usada de diversas formas, diversas ações, e é uma coisa que fica na cabeça. Eu que acredito que pode conscientizar mesmo, com um bom trabalho de marketing.
É isso, espero que tenham gostado, e que traga bastante retorno ao projeto.

terça-feira, 6 de março de 2012

Fase de Criação # 3 - Desafio Publicitário # 2


Esse desafio realmente me desafiou de uma forma muito desafiadora. Sério, rs.
A minha ideia sempre foi criar conceito mais peça gráfica, e dessa vez o diretor de criação Duccio Cipriani da Uakari Studio me propôs um desafio MESMO. Quase cai duro quando abri o e-mail, que foi esse abaixo, seguido de um briefing geral.

Se fosse ver o tempo que tinha pra fazer o job tirando um compromisso e um outro job que teria que terminar, eu teria mais ou menos 6h pra elaborar e criar o conceito. Me senti o Jack Bauer.
A primeira coisa que me veio a cabeça foi esporte amador, que acabou ficando assim.
Queria passar nesse jogo de palavras que profissional joga por profissão e amador por amor. De certa forma não estava ruim, mas chamar alguém de amador não é lá uma coisa muito positiva, principalmente no esporte, mas fiquei na cabeça com essa parada de mostrar que o esporte não profissional é uma parada boa. Então mandei um e-mail com minha pirações, e me respondeu que poderia entregar no prazo que eu pudesse. Então escolhi entregar em uma semana, como no plano original.

Passou-se sábado, domingo, segunda e terça. Esses dias eu estava muito ocupado e só pensava em alguns momentos no assunto, por falta de tempo...

Eu no sabado, domingo, segunda e terça

...então teria quarta, quinta e sexta.
Na metade da quinta eu já estava batendo a cabeça na parede, que eu tinha rabiscado umas 30 páginas do meu caderno e não havia pensado em nada. NADA!!!
Queria trabalhar com a ideia de competição, quem é o melhor e tal...


Então nos 45 do segundo tempo apareceu essa...


Assim como muitos disseram, essa ideia de desafiar publicitários era sensacional, mas que poderia dar muito certo ou muito errado. Eu não estava botando muita fé que poderia dar errado, mas nesse desafio eu realmente achei que não iria conseguir, e iria decepcionar meu desafiador. Essa foi uma boa lição pra levar ainda mais a sério esse projeto.



domingo, 4 de março de 2012

25ª Semana da Criação - Tem sempre alguém que pode matar uma boa idéia


A partir de hoje pretendo escrever sobre um evento que vai rola aqui em sampa, e acho que seria muito interessante pelo menos cogitarem a possibilidade de ir na Semana Internacional de Criação Publicitária. Evento que reúne uma porrada de publicitários fodas, tanto palestrando quanto sentado ao teu lado.
Eu participei do ano passado e conheci uma galera muito bacana, que até hoje tenho contato (meu primeiro desafiador por exemplo conheci lá). Fui em duas palestras; do gringo Jean Philippe Maheu que é CEO da Global Publicis Modem e do Marcos Lacerda, presidente da Momentum (... foda). E tiveram outras muito bacanas, mas com destaque pra palestra do Whashington Olivetto, Chairman da W/McCann.

As palestras desse ano vão ser:

26/03

- Roberto Duaulibi - Diretor Sócio da DPZ
Tema: Voltar-se para si mesmo. Nessa avalanche de informações do mundo de hoje, isola-se voluntariamente por algum tempo pode fazê-lo descobrir novos mundos inesperados.

- Nizan Guanaes - Sócio do Grupo ABC
Tema: O redator e o empresário

Nunca perderia esse primeiro dia.

27/03

- Adrian Ho - Sócio Fundador da Zeus Jones
Tema: Sim, nós podemos salvar vidas. Resgatando a dignidade do publicitário

- Seto Olivieri - Diretor Geral de Criação da Leo Burnerr da Argentina

Esse dia não vai rolar pra mim ir =/

28/03

- Francesca Ronfini - Sócia da Jump Tank

- Nick Moore - (Master) Chief Creative Officer da Wunderman

29/03

- Yukio Nakayama - ECD Global Solutions Center
Tema: O Pólen e as abelhas - A dinâmica da comunicação através de uma perspectiva alternativa.

- Ramona Bechtos - Ex-editora Internacional do Advertising Age, Assessora de Comunicação Empresarial.

30/03

- Julio Ribeiro - Sócio-Presidente da Talent
Tema: Coisas que alguns clientes me contaram e não contaram para você.


Vontade de ver todos, e realmente vou ver (quase) todos. Só o valor que é um pouco dolorido mas vale a pena. Quem quiser comprar entra nesse link

Obs.: Mesmo tendo palestrantes gringos, tem tradução simultânea.