Na semana passada ou retrasada ... ou talvez ano passado, não sei quando estará lendo isso ... fui no Youpix 2011 na edição de agosto, que foi super maneiro aliás, foi a primeira vez que participo desse evento. Tinha várias celebridades da internet, sub-celebridades, pessoas que estavam caminhando para serem sub-celebridades da internet, pessoas super participativas na internet, pessoas anônimas, forever alones e eu, indo pela escala decrescente.
No primeiro dia, vi alguns debates super interessantes, palestras onde assistia na plateia e ao mesmo tempo fingia que twitava pelo celular para parecer um cara descolado, e em um desses bate-papos estavam vários webeiros entrevistando Gilberto Gil. Eu cheguei no meio do debate e fiquei meio perdido, maaaass ... ouço uma frase que com certeza vai ficar na minha mente por um bom tempo, que é "O anonimato é a nova miséria". De verdade, quantas pessoas humanas falariam uma coisa tão épica quanto essa?
Mas será que é realmente verdade o que ele falou? Pra ser sincero eu acho que sim. Pelo que vejo acontecendo agora e ainda acho que vai durar um bom tempo.
Hoje em dia, muitas pessoas criticam a falta de privacidade na internet, mas quem realmente não quer aparecer na internet, simplesmente não aparece.
Todos que você segue ali no facebook ou no twitter, que reclama das coisas, da falta de privacidade das redes, daquela lojinha de que foi mal atendido, ou posta um vídeo que acha interessante. Pode ter certeza que essa pessoa quer aparecer, quer ser visto, quer deixar de ser um anônimo da internet e ser visto pelas pessoas. Pode ser até inconsciente, mas para pra pensar, porque você usa as redes? a internet? Eu por exemplo uso pra conhecer e conversar com pessoas, e pode ter certeza que também para aparecer, porque nos dias de hoje temos que sobressair, eu acredito que sou um bom profissional e serei um ótimo publicitário, mas hoje as empresas por exemplo veem tantos potenciais, garotos de ensino médio que já fazem trabalhos super bacanas, porque eles escolheriam um profissional foda anônimo do que alguém que sabe que botar as caras, cria coisas, é ativo, produz conteúdos. Eu por exemplo quero ser esse cara da segunda opção (tirando a parte do ensino médio) . Esse blog aliás, eu criei pra tentar melhorar minha habilidade de analisar as coisas, de melhorar a escrita, pra melhorar em muita coisa, mas também criei para ser visto, para saberem quem eu sou, o que penso e ainda mais, saberem o que posso fazer. Estou fazendo meu marketing pessoal, e acha que sou o único que faz isso? veja sua timeline no face e veja que impressão você quer passar, porque você não colocaria algo que afastasse as pessoas. Você posta aquela foto mostrando seu muc para as gatinhas saberem que está ali, está fazendo seu marketing pessoal com as gatinhas.
Claro que não é pra ser um viciado na net trancado navegando na web. Você tem que usar a internet como uma ferramenta da sua vida "offline" (por assim dizer). Você tem que saber se relacionar pessoalmente, sair, conhecer novas coisas e novas sensações, e essa não é uma dica de alguém totalmente inexperiente para publicitários, que é o público foco desse blog, mas para todos que querem criar e inovar em suas carreiras. Tanto é que pra você entender a internet, você primeiro tem que entender de pessoas, porque a rede não é feita de computadores, e sim de pessoas que usam esses computadores. ( a não ser que a Skynet dominou o mundo).
Eu, sinceramente não acredito que esses novos sites e redes sociais como o Google + que tem como ideia principal a privacidade, porque todos queremos aparecer. Claro que se você já é um bem sucedido webistico ou que já tem uma posição boa na vida irá preferir uma rede dessas, mas nós, os fud%#*$ da web (vocês leitores, eu sou bem sucedido) queremos aparecer para sermos visto. Como diria a Eliana "Aparecer para poder crescer".
Nenhum comentário:
Postar um comentário