segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Twitter! Tudo que você sempre quis saber... sobre o que eu acho.

No meu primeiro post (talvez) sério, pensei em escrever uma coisa que pode parecer estranho, mas que muita gente ainda não sabe o porque usa, ou como funciona. Estou falando de Twitter!
Na verdade, isso que vou dizer é para ser pensado para todas as redes sociais que existem, que provavelmente irão existir, e tudo novo que aparecerá mais pra frente na internet.
Uma coisa que ainda muita gente pergunta pra mim é, o que é, e pra que realmente serve o twitter? E vou dizer que eu mesmo não sabia responder direito. Nem ao menos usava direito ... pelo menos no perfil pessoal.
Dizem que o twitter é uma rede social, outros falam que é um micro blog. Ok, tanto faz se é um ou outro, é um micro blog e é uma rede social, ou melhor, é uma rede de pessoas.
Na minha cabeça, o twitter servia para três coisas.
1º |Me promover na internet
2º |Ter informações interessantes rápidas
3º | Estar conectado com pessoas que não teria acesso normalmente. (celebridades)

Agora sempre me veio a pergunta na cabeça. Será que eu uso dessa maneira? Será que postar coisas alheias realmente vai me trazer algum resultado?

Hoje, não mudou muita coisa do que pensava antes, só acrescentei umas, alterei outras ...
1º |Me promover na internet
2º |Interagir com as pessoas que passam informações rápidas
3º | Estar conectado com pessoas que não teria acesso normalmente. Com todos!

Em relação a ter informações rápidas, eu ainda recebo muita coisa interessante pelo twitter, mas não é minha fonte principal disso, por isso que assino o feed RSS e o twitter passou a não ser a minha prioridade. Ao invés disso, eu interajo com as pessoas que passam essas informações.
A forma que uso o twitter, não é certa ou errada, mas por enquanto é a forma que acredito ser a melhor para mim.
Agora como eu faço para me promover na internet, passar informações rápidas, e estar conectado com pessoas que não teria acesso normalmente?
Algumas pessoas (olhe que é só uma demonstração, não estou dizendo que é uma forma certa ou errada), usam o twitter para seguir muitas pessoas, e outras que usam para seguir menos pessoas. Uns dizem que seguem poucas pessoas porque se seguir demais é muita informação e não conseguem ver todas, e outras pessoas (que acredito ser uma boa parte das pessoas) seguem poucos porque é mais "cool" ter mais seguidores do que pessoas que te seguem. Porque celebridades são assim, porque não ser assim e parecer uma sub-celebridade?
Tem pessoas que seguem muitas para serem seguidas por outras muitas pessoas (me segue que eu te sigo), e outras, que seguem muitas pessoas relevantes para terem muitas pessoas relevantes te seguindo. Sou a favor disso de seguir muitas pessoas relevantes, ou até de seguir muitas pessoas (se você realmente tem um objetivo pra isso que não seja apenas parecer "cool" com números grandes no twitter). Eu acredito que quanto mais pessoas relevantes você tem contato, mais pessoas relevantes você poderá ter contato! ... pareceu confuso agora né, mas te contatos principalmente para a minha área é excêncial, por isso frisei tanto nessa idéia.
Nessa brincadeira você troca informações relevantes e passa a conhecer e se conectar com outras pessoas que normalmente não teria acesso. Pessoas que podem pensar como você, que conhece alguma empresa que quer alguém do seu perfil, que tem idéias que podem amadurecer com as suas. É um enorme Network virtual, e é por isso que acredito que quanto mais pessoas melhor. Se eu vou para um evento sozinho e publicar no meu face onde sigo 20 pessoas, e sou seguido por por 250 pessoas, será que minha chance de ir realmente nesse evento sozinho não é maior que se eu tivesse 500 pessoas que sigo e 250 que me seguem?
Pode parecer estranho porque o o número de seguidores é o mesmo não é? Mas imagina que 500 pessoas receberam um e-mail dizendo que "AbelShini" está seguindo você. Provavelmente essa pessoa irá ler pelo menos o meu perfil e alguns dos meus twitts, saberá que existe um estudante e publicidade que sabe editar vídeo e imagens em seu círculo. A chance de alguém se identificar comigo é muito grande, são 480 pessoas a mais que pode ver o meu perfil e querer trocar uma idéia.
E se por acaso uma dessas pessoas quer fazer uns vlogs e precisa de alguém que o ajude ou tope fazer junto. Ele poderá lembrar que tem um seguidor dele que mexe com vídeo, porque não!? E ainda mais, se sigo 500 pessoas, a chance de ver uma informação que posso ser relevante é muito maior do que se seguisse apenas meia duzia de pessoas.
Eu não sou uma sub ou celebridade integral, hoje vejo o twitter como uma forma de me integrar em um mundo onde quero muito entrar, por isso quanto mais melhor.

É isso que penso sobre o twitter hoje. E você, usa como?

2 comentários:

  1. Eu particularmente uso o Twitter de uma forma mais informativa. Sigo poucas pessoas, pois foco em algo para receber informações, não acredito no termo que dizem: "as pessoas seguem para serem seguidas", acredito que cada um segue o que é de interesse, e acredito que com o passar do tempo cada mídia sociais ou rede social irá ser focada no seu ramo, por exemplo, quando é falado de contatos, na minha opinião, profissionalmente falando, lugar de ter contatos é o linkedin. No Twitter, o lance é seguir perfis para receber informações destes, se você segue 500 pessoas que postam 1 conteúdo cada uma há cada 5 minutos, com certeza você não conseguirá absorver nada. Mas como eu disse, essa é a minha maneira de encarar e de usar o Twitter.

    ResponderExcluir
  2. Em relação ao linkedin, acho a proposta deles muito boa, mas muito séria para os dias de hoje. As empresas estão cada vez mais descontraídas e querendo se aproximar cada vez mais do público, e o twitter é um lugar que você pode mostrar muito mais quem é você. É algo muito mais pessoal. Hoje as empresas estão de olho em como as pessoas se comportam na web, e acho que o twitter é uma forma deles saberem como interagem com as pessoas, seu poder de influência. E como disse, se as pessoas postam 1 conteúdo a cada 5 min., será mesmo que essa fonte de informação é realmente boa? será que eles dizem coisas relevantes a cada 5 min.? Hoje vejo pessoas influentes falando sobre assuntos que são muito mais pessoais do que informativos. Então se você fala a linguagem que aquele empresário precisa, mostra que é descontraído, que é relevante e sabe lidar com os seus seguidores. Nos dias de hoje eu acho que é mais interessante.

    Mas acho que poucas pessoas tem objetivos de como você de usar uma rede social. POis pelos que vejo, a galera usa por usar, e não usa para beneficio próprio.

    ResponderExcluir